Como advogado, possui escritório sede no seu município natal, Rio Bonito, local onde atua em causas nos âmbitos Militar, Previdenciário, Trabalhista, Consumerista  Cível, Imobiliário, Administrativo, Ambiental entre outras, além de exercer sua atividade também nos municípios vizinhos como Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, Casimiro de Abreu, São Gonçalo, Niterói e na Capital.
Logo após se formar, quando já havia sido aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, começou a lecionar em cursos preparatórios para o Exame e também para Concursos, porém, devido a opção pessoal, deixou a atividade de  magistério um ano depois para se dedicar ao escritório de advocacia e às causas de seus clientes, bem como a cursos de especialização.
Contudo, ávido por conhecimento e sentindo sua capacidade mitigada pelas atividades que realizava, decidiu ingressar em uma nova faculdade aos 23 anos, quando começou a cursar a faculdade de direito no município de Niterói.
 
Durante aquela faculdade, estagiou em diversas esferas do poder público como no Tribunal de Justiça do rio de Janeiro, onde secretariava o Juiz da 32ª Vara Criminal, Dr. Mario Mazza. Estagiou também na Procuradoria Federal da Advocacia Geral da União em Niterói, onde atuava auxiliando a 3 Procuradores. Mais tarde, em busca de conhecimento deixou o serviço público e trabalhou em escritório particular na capital do estado, Mussi Sandri e Pimenta onde desempenhava funções já de Advogado, atuando em processos de Execução Fiscal Federal e nos âmbitos Administrativos e Estaduais. Já no fim da faculdade, retornou ao município de Niterói onde atuou na Gerência Executiva do INSS junto à Chefia de Benefícios, onde também adquiriu conhecimentos na área previdenciária.
Bernardo Guimarães é formou-se bacharel em direito pela Universidade Estácio de Sá em 2011 quando já possuía uma faculdade na área de ciência da computação. Nascido em Rio Bonito, estudou durante toda sua infância no Colégio Cenecista daquele município e já na adolescência, movido pela grande facilidade com a informática concluiu no mesmo colégio o segundo grau de Técnico em Processamento de Dados no ano de 2000, já em 2001, com apenas 17 anos, ingressou na faculdade de Informática dando continuidade a seus estudos. Concluiu sua primeira graduação em 2004 e deu início a suas atividades laborativas naquele ramo no mesmo ano.
Rua Oswaldo Cruz nº 256 2.º andar Centro Rio Bonito RJ CEP 28800-000
Telefones (21) 96412-0041    98621-3713  e-mail: contato@bernardoguimaraes.com.br
Quem sou